terça-feira, 1 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DO OUVIR

Passamos anos fazendo milhares de coisas que agradam as pessoas, que as honram. Mesmo quando não podemos, ou quando deixamos até nossas famílias e/ou atividades pessoais importantes, como estudar para uma prova que definirá nosso futuro. E isso somente para servir aqueles que amamos.  Mas basta um erro aos olhos de quem nem se preocupou em saber porque, naquele dia não nos desdobramos, ou não abandonamos tudo o que realmente não podíamos abandonar, para que o amor que supostamente existia, se transformasse em decepção e tristeza e lançamento de palavras que ferem aquele coração que jamais pensou em ferir o que se sentiu ferido e entristecido. Temos que cuidar com as iscas que Satanás insiste em nos oferecer.

Glorifico a Deus porque ferimos o Seu puro e imaculado coração, tão desprovido de orgulho, tão desprovido de Ego, sendo que Ele é quem teria absoluto direito a isso, e mesmo assim Ele nos entende, nos perdoa e nos ama incondicionalmente. Não nos envergonha, não nos entristece com sua tristeza. Suas palavras duras nos amolece o coração e nos deixa constrangidos pelo amor do Seu tratamento para conosco.

Tenho medo de títulos, porque eles fazem diversas pessoas terem orgulho de sua humildade, ou de acharem que sabem tanta coisa que basta escutarem, quando o que deveriam estar fazendo é ouvir. Tornam-se pessoas com respostas para tudo e para todas as situações, sem nem mesmo conhecê-las, porque acham que já sabem de tudo, que já estão calejadas de verem as mesmas situações.
Amo a Jesus, porque a Palavra nos conta que Ele mais ouvia do que falava, e não só em Sua época como homem aqui na terra, mas Ele continua fazendo isso. Muitas vezes demora a falar, porque espera até que falemos realmente tudo o que está em nosso confuso e necessitado coração.
O maravilhoso de Jesus é que Ele nunca tinha expectativas nas pessoas, mesmo porque, conhecia a natureza dos homens por serem falhos, e portanto, não se decepcionava e se acontecia, sabia perdoar.
Amo a Palavra do Senhor porque nela aprendemos o quanto Nosso Deus é simples. Para alguns Ele se torna complicado e complexo, pois querem  tornar-se iguais em Sua Superioridade e não em Sua Simplicidade, humildade e amor.
Ouvi de um pregador  que o escutar é quando entra por um ouvido, até passa pelo cérebro, mas acaba saindo pelo outro ouvido; mas o ouvir é quando entra por um ouvido, passa pelo entendimento e se instala no coração.
Quantos de nós estamos ouvindo os que estão ao nosso lado necessitando tanto, nem sempre de respostas, mas de um coração que está realmente pronto para ouvir?
Quantos de nós deixamos de ouvir nosso ego, que grita em todo o tempo por atenção, para ouvir os que estão gritando em silêncio ao nosso lado?
Aprendemos muito mais quando ouvimos e mostramos muito mais sabedoria quando buscamos as respostas no ouvir e não no falar do que achamos que sabemos.

Andrea C. Silvestre

28/02/2011
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário