quarta-feira, 23 de março de 2011

PREGAR A PALAVRA DE DEUS

2 Timóteo 3:16 e 4:8


A Palavra foi dada por Deus para nossa instrução, repreensão, correção. Para que estejamos aptos para a obra Dele.
Devemos também exortar em amor aqueles que se desviam da instrução, do caminho da Palavra. Devemos exortar em paciência e doutrina. Devemos estar preparados em todo tempo para pregar o evangelho, pois não vivemos isolados do mundo e não devemos nos calar diante de um mundo que, por nossa causa, por causa da nossa omissão, nossa falta de ousadia, morre sem conhecer a verdade que liberta, que salva.
Na Palavra diz que haverá um tempo em que não suportarão a doutrina e sentindo coceira nos ouvidos juntarão mestres para si, conforme seus próprios desejos, recusando-se a dar ouvidos a verdade, crendo em mitos, em estórias mentirosas.
Não é fácil levar a verdade do Senhor, mas devemos suportar os sofrimentos, ser moderado em tudo, pregando o evangelho, cumprindo o ministério que Deus deu a cada um de nós, porque este ministério não é para aquele que fez que fez curso de teologia, se formou pastor ou tem algum cargo na igreja, mas sim para todo aquele que declara que Jesus é Senhor e Salvador de sua vida.
Porque se preocupar se você sabe ou não sabe evangelizar, se quem nos capacita é o Espírito Santo? Se devemos deixar que o Espírito Santo nos ajude em tudo? Se só somos instrumento nas mãos de Deus?
Foi pela pregação que Deus criou o que não existia, foi pela Palavra de Deus que o mundo foi criado, que nós fomos criados. A pregação gera vida, traz existência ao que não existe. (Gn 1). Deus foi o 1º pregador.
Mc 16:15
As últimas palavras do Senhor Jesus aqui na terra foram para que pregássemos o evangelho a TODAS as pessoas. E continuou dizendo que quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado e que independente desta ou daquela condição, devemos pregar a Palavra de Deus. E que se obedecermos ao IDE, em Seu Nome expulsaremos demônios, falaremos novas línguas, pegaremos serpentes,não seremos mortos por veneno e na imposição de nossas mãos curaremos doentes.
Ao levarmos a Palavra do senhor, a própria Palavra diz que o Senhor coopera conosco, dando-nos os sinais que acompanham a Palavra, portanto basta que obedeçamos que Ele, através do Espírito Santo, que nos foi deixado, nos capacita, basta que digamos: Eis-me aqui, Senhor.
Gn 2
Sempre haverá alguém que quer pregar, mas não tem a inspiração da Palavra, pois não a conhece, ou vai pela própria inspiração e não pelo Espírito de Deus. A serpente prega e traz separação.
Gn 3:15
Deus prega o 1º anúncio da vinda de Jesus (o descendente de mulher, enfatiza a descendência divina de Jesus) veio de uma mulher (Maria), mas Seu Pai e Divino, Deus.
Depois disso Deus passou a enviar pregadores para proclamar a justificação no Cristo que viria. O último deles foi João que voltou a pregar. Enquanto João Batista pregava, Jesus foi até ele para ser batizado e depois disso foi levado ao deserto para ouvir a "pregação" da serpente. E por onde Ele andava, pregava, pois este foi o ministério de Jesus, pregar a Palavra.
Ao ressuscitar ordenou aos discípulos que pregassem, mas antes esperassem a unção do Espírito Santo.
A 1ª igreja cristã veio a existir através da 1ª pregação de Pedro depois de Pentecostes, onde 3000 pessoas se converteram.
Rm 10:17
A fé só continua a existir se houver pregação da Palavra. A pregação é um instrumento que Deus usa para trazer salvação, libertação e fé. Onde não há pregação, não há fé para salvação.
A nossa conduta precisa ser condizente com a Palavra, mas a pregação da Palavra precisa ser por meio de palavras.
- A conduta abre o caminho para o coração do perdido para receber a pregação (voz + palavras) da Palavra de Deus.
- A pregação sem voz, só através da conduta faz parte da estratégia da serpente, porque só ela quer ter voz.
- A pregação é simples, assim como o Evangelho: arrependa-se!
Não somos responsáveis por convencer o outro, por isso as nossas palavras precisam estar embasadas, apoiadas no Evangelho, comunicando a Palavra, para que o Espírito Santo tenha liberdade de agir.
Pregar é comunicar e para isso é preciso haver entendimento e coerência. As pessoas tem que entender que elas estão indo em direção ao inferno. Se elas não entenderem é informação e não comunicação.
O pregador tem que estar cheio do Espírito Santo, porque pregação cheia do Espírito Santo é marca da Igreja. Ser cristão é depender da pregação do outro.
Ninguém precisa da igreja para acreditar em Deus (toda a criação proclama a existência Dele). A igreja existe para que aprendamos a amá-lo na medida que nós O conhecemos mais, para que aprendamos a amar o nosso irmão.
Baseado na pregação de Juliano Son - Livres para adorar - CG Curitiba - 02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário